O poder da hackathon: estímulo à inovação e ao trabalho em equipe

Se você ainda não participou de uma hackathon você está perdendo um mundo de conhecimento e inovação. Mas não se preocupe, porque essas maratonas acontecem com frequência e você pode ser o próximo ganhador de uma delas.

Se você ainda não participou de uma hackathon você está perdendo um mundo de conhecimento e inovação. Mas não se preocupe, porque essas maratonas acontecem com frequência e você pode ser o próximo ganhador de uma delas.

E o que é? De onde vem? Para que serve?

As hackathons se tornaram muito comuns no Brasil. Basicamente, são horas de inovação e trabalho em equipe, em que profissionais se unem para propor novas soluções para um tema em específico. Além de divertido, é uma ótima oportunidade para networking, pois esses eventos atraem pessoas de diversas especialidades.

Várias empresas têm aproveitado para organizar este tipo de evento internamente, concentrando assim a força intelectual de seus funcionários para resolver um problema interno.

E foi com esse objetivo que, em 2016, o EBANX realizou a sua primeira hackathon: EBANX 24h. O sucesso foi tanto que, em 2017 organizamos a <CODE FOR WOW> e, na última semana, rolou a segunda versão do evento, a <CODE FOR WOW> 2.

três ebankers (nome dado aos funcionários do EBANX) em uma mesa. Cada um com um computador e estão conversando.

APRENDIZADO

Na <Code for WOW> 2, cada grupo foi dividido estrategicamente pra garantir que as equipes fossem compostas por pessoas de diferentes áreas e com expertises complementares. E por que isso é importante?

Engana-se quem pensa que uma hackathon é exclusiva para profissionais de tecnologia (programadores, designers, arquitetos de software, etc). A participação de pessoas com perfil de negócio também é muito importante para acrescentar na construção de ideias.

E o mais legal é que, além de aumentar a confiança e empatia entre equipes, participar de uma hackathon traz senso de realização pessoal e contribui para o compartilhamento e renovação do conhecimento interno.

“Arrisquem juntos, vençam juntos”

3 fotos, uma do lado da outra. Cada foto é um grupo diferente de pessoas que foram premiadas na hackathon. Eles estão segurando o cheque da premiação. O primeiro lugar recebeu dez mil reais, o segundo lugar cinco mil reais e o terceiro lugar mil reais.
1° lugar | 2° lugar | 3° lugar

SOLUÇÕES

Resolver problemas é o que move muitas pessoas aqui no EBANX, e, mais do que gerar ideias, a hackathon trouxe frutos concretos que serão aproveitados no dia a dia da empresa.

Desta vez, a maratona teve foco em processos financeiros, e não foi só um incentivo ao conhecimento, foi um momento de troca e inovação. De investigar o que poderia ser melhorado e dar o melhor de si em 24 horas. Um verdadeiro show de intra-empreendedorismo!

(e de fome)

24h

100+ participantes

400+ latas de energético

200+ Shawarmas

120+ Esfihas

50+ Pizzas

50+ Saladas de Frutas

10 projetos (que valem por 100)

HACKATHON <CODING FOR WOW> 2

Eu já participei de algumas hackathons e é sempre um ambiente animado, cheio de pessoas com vontade de ganhar e fazer a diferença.

Mas semana passada senti algo diferente, pela primeira vez participei de uma realizada internamente e o foco de todos foi de arrepiar. Pra mim, foi a maior demonstração do espírito Tamo Junto, lema dos ebankers.

várias pessoas sentadas em um lounge.
Lounge do EBANX durante o pitch final

Quer fazer parte desse mundo de inovação?

Convido você a acompanhar os sites Hackathon.com, Hackevents.co e Hackalist.org e ficar por dentro dos eventos que acontecem no mundo.

#TamoJunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *