Já faz um tempinho que acompanho a equipe de recrutamento de perto para entender como o marketing pode ajudar People (RH), e tive gratas surpresas.
Mito ou verdade? Quanto mais vezes eu me aplicar para um processo seletivo, mais chances tenho de ser selecionado.
Já faz um tempinho que acompanho a equipe de recrutamento de perto para entender como o marketing pode ajudar People (RH), e tive gratas surpresas.
Primeiro que este shadowing abre os olhos para detalhes como postura, importância de fit cultural – tanto para empresa, quanto para você – e de ser transparente com o recrutador. Não se iluda: o recrutador é treinado para ler características específicas, então seja transparente.
Em segundo lugar, as tecnologias usadas ajudam muito na avaliação de conhecimento técnico, mas o perfil individual e características de comportamento, só avaliando pessoalmente mesmo.
Processo de recrutamento
O mais divertido foi entender o processo, o quão detalhista os recrutadores devem ser, quais ferramentas e tecnologias usam, e os critérios essenciais. E aí veio a primeira surpresa: o sistema permite que eles saibam todas as vagas que receberam o mesmo currículo.
Segunda surpresa: A análise do currículo não é só um “sim” ou “não”. Vai muito além disso, e os currículos são geralmente definidos em:
- Perfeito para a vaga;
- Bom para outra vaga;
- Não está de acordo com a experiência básica necessária;
- Incerto.
Terceira surpresa: Para as três primeiras opções é possível dar feedback, a última não. Porque um currículo incerto é aquele que foi recebido para várias vagas, e não fica claro qual a motivação e no que a pessoa realmente se destaca.
“Mas eu amo essa empresa e quero trabalhar aí. Se eu não me aplicar para várias vagas, como eles vão chegar até o meu currículo?”
Seu currículo e, eventualmente você, serão notados, mas para isso, se prepare:
- Defina metas de carreira e transpareça isso em seu currículo, se tiver uma carta de apresentação, melhor ainda;
- Crie um Linkedin e disponibilize seu portfólio, caso tenha;
- Peça indicações no Linkedin de pessoas que já trabalharam com você;
- Faça networking com as pessoas que trabalham na empresa e compartilhe conhecimento, assim você será lembrado;
- Busque auto-conhecimento! Durante as entrevistas é visível como o auto conhecimento impacta no desempenho. E não pense que fraquezas e fracassos são ruins, também são vistos de maneira positiva quando trabalhado corretamente por você. A falta de habilidade de se mostrar vulnerável pode ser entendido como falta de auto-conhecimento ou de humildade, inclusive.

E se mesmo assim eu não conseguir ser chamado rapidamente?
Tenha calma!
Todo o processo de seleção é feito para que, além de você ter uma ótima experiência, a contratação seja boa tanto para a empresa quanto a empresa seja boa para o seu perfil.
Tenha em mente que o importante é você se preparar, estudar sobre a empresa, se conhecer, definir metas e mais que isso, se desafiar constantemente. Tudo isso reflete na hora da seleção.
E lembre-se de focar em vagas que tenham a ver com seu perfil e experiência.
Grande abraço